GCAD_TUNAS-DANÇAS

Descrição

Acessos: 25

GCAD _ TUNAS – DANÇAS

Já desde a Idade Média e antes da Nacionalidade, os bailes e danças eram essenciais à dinâmica sociológica, nomeadamente à aproximação dos jovens em idade núbil, que as famílias organizavam e promoviam, de modo a proporcionarem casamentos favoráveis à consolidação dos bens e do estatuto social de ambos os lados.

De facto, sem esses bailes ‘familiares’ o contacto (visual e discreto) entre rapazes e raparigas apenas era possível à entrada e saída das missas e nesses bailes, sob a ‘batuta’ familiar, sempre a cargo do elemento feminino.

A generalidade destas danças eram tocadas, mesmo por um simples instrumento (flauta, violino, clarinete… ; um simples cantador, com uma flauta, um clarinete, ou um ‘banjolim’ ou um violão e alguns recursos de voz e repertório, por vezes bastava. Os aerofones só muito mais tarde apareceram)

É de notar que em algumas comunidades (rurais ou não) havia as casas do baile, que um grupo (em sociedade informal) interessado organizava aos domingos, mediante uma quota simbólica para arrendar e manter a casa aberta ou para ‘pagar o vinho’ aos músicos.

_______________________________________

DANÇA DAS CAPELINHAS  (GCAD Vol II pg 690 – Recolha e harmonização Altino M Cardoso)

_____________________________________________

DANÇA DO CARTUCHINHO  (GCAD Vol II pg 691 – Recolha e harmonização Altino M Cardoso)

Cantiga com coreografia, em que um cartuchinho de rebuçados [da Régua?] (ou também amêndoas, confeitos, ou pinhões…) era posto em disputa numa rodinha de crianças. Quando a música acabava, ganhava o cartuchinho quem o apanhasse primeiro. A surpresa e rapidez desta competição lúdica assemelhava-se à da dança das cadeiras. É curioso o pronunciado sabor alentejano… sobretudo se for acrescentada uma 2ª (ou 3ª) voz nas terceiras.

______________________________________

DANÇA DO LINDO POVO      (GCAD Vol II pg 692 – Recolha e harmonização Altino M Cardoso)

_________________________

DANÇA DO VIOLINO    (GCAD Vol II pg 693 – Recolha e harmonização Altino M Cardoso)

_________________________________

CONTRADANÇA 1    (GCAD Vol II pg 681 – Recolha e harmonização: Altino M Cardoso)

_____________________________

CONTRADANÇA 2     (GCAD Vol II pg 682 – Recolha e harmonização: Altino M Cardoso)

____________________________

CONTRADANÇA 3    (GCAD Vol II pg 683 – Recolha e harmonização: Altino M Cardoso)

____________________________

CORRIDINHO 3     (GCAD Vol II pg 687 – Recolha e harmonização: Altino M Cardoso)

________________________________________________________________________________